domingo, 23 de outubro de 2016

FILME: A GAROTA DINAMARQUESA


Sinopse:
O pintor dinamarquês Einar Mogens Wegener (Eddie Redmayne) é casado com Gerda (Alicia Vikander) e sempre se identificou com o universo feminino, mesmo de forma velada. Mas seu instinto fala mais alto e ele decide fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Einar passa a usar o nome Lili Elbe e entra para história como a primeira pessoa a se submeter a esse tipo de procedimento.


A história se passa no começo da década de 20 em Copenhague, Dinamarca, e conta a história do pintor Einar Wegener, é um famoso pintor dinamarquês de paisagens, casado com a também pintora Gerda Wegner que pinta retratos para os burgueses e está lutando para também ser conhecida como o marido.


Casados há 6 anos, eles dividem o mesmo atelier e trabalham em uma relação conjunta de admiração e incentivo. Certo dia Greta pede para o marido colocar um vestido para que ela possa terminar a pintura de um quadro de uma mulher e a partir dai o casamento, a vida dos dois mudam completamente. É a partir daí que Einer vai se (re)descobrindo como uma mulher presa em um corpo masculino. 


Depois desse acontecimento, é despertado dentro de Einar algo que estava bem enterrado dentro de si mesmo, dentro dele há uma moça chamada Lili e que necessita aflorar e conhecer o mundo. Lili frequentemente começa a aparecer e a posar para que sua mulher possa pinta-la, começa a sair na rua, chamando a atenção de vários rapazes, Lili começa a viver. O que antes era apenas uma diversão para ajudar sua esposa, se torna uma vida para Einar. A história mostra como Einar vive no dia a dia, sendo “duas pessoas” uma hora Einar, o marido, outrora Lili, uma mulher linda e doce. O filme mostra como sua mulher e conhecidos de Einar reagem a tudo isso e como ele sacrificou tudo o que tinha para viver aquilo que queria.


É importante observar que a época é o final da década de 1920 e inicio de 1930 e mesmo Gerda sendo uma mulher à frente de seu tempo – por ser pintora e andar em companhia de artistas de teatro – não seria nada fácil lidar com uma situação assim. Eles procuram a ajuda de médicos mas os prognósticos são os piores possíveis : tratamentos com radiação, para perversão e até mesmo ser internado por esquizofrenia.


A medida em que Lili vai cada vez mais tomando conta da vida de Einer, Gerda – até então apresentada como uma pintora frustrada por não ter suas telas aceitas para venda por um marchand local – descobre um novo tema para seus trabalhos e eclode com uma produção toda baseada em Lili (apresentada como a prima de Einer que mora no interior), alcançando a tão desejada projeção artística.


Elas se mudam então para Paris, onde a obra de Gerda encontra muitos compradores. Mas Lili vive frustrada e reclusa, por ter que ainda aparentar ser Einer, até mesmo na vida privada. Uma amiga da família então conta que um médico alemão está realizando pesquisas sobre casos como o de Lili e ela vê uma chance de se tornar realmente o que é.


Lili viaja para Dresden para realizar dois procedimetos: primeiramente a remoção de seus genitais masculinos. Depois, quando já estivesse recuperada da cirurgia – mas uma vez lembrem-se, elas viviam na década de 1930!! – a construção de uma vagina e a realização de ser finalmente uma mulher completa.


Entre as duas cirurgias, Gerda e Lili voltam a viver em Copenhaga, e Lili, já com sua real identidade feminina, deixa de ser pintora – uma atribuição que ela diz ser apenas da persona Einer – e trabalha em uma loja de departamentos vendendo artigos femininos.


Dentro de alguns meses, ela voltaria a Dresden para a segunda operação – com um risco enorme de falha. Ela sobrevive a cirurgia – não fica claro quanto tempo – mas continua internada na clínica em observação. Em um final de tarde, ao lado de Gerda, deitada em sua cama na varanda da clínica, ela diz que teve um sonho maravilhoso. Nele, ela acabara de nascer e sua mãe a aninhava nos braços, dizendo que ali estava Lili.


A garota dinamarquesa retrata uma quase esquecida história de amor entre um homem que descobre sua verdadeira sexualidade e uma mulher disposta a se sacrificar por ele, tendo como pano de fundo o glamour e a decadência da Europa das décadas de 1920 e 1930. Trama ousada, inquietante, narrada com elegância e sutileza únicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário