Sinopse:"A 5ª Onda, quatro ondas consecutivas de ataques cada vez mais mortais dizimaram boa parte do planeta Terra. Vivendo em um ambiente de medo e desconfiança, Cassie (Chloë Grace Moretz) está em uma corrida desesperada na tentativa de salvar seu irmão menor. Enquanto ela se prepara para a inevitável e letal quinta onda, Cassie se alia à um jovem rapaz que pode ser sua esperança final – se ao menos ela pudesse confiar nele."
Alienígenas, denominados os Outros, invadem à Terra com o intuito de extinguir os humanos. Ondas de destruição (não no sentido literal), assolam o planeta de maneira muito inteligente. Ao contrário do que estamos acostumados a ver, estes aliens não são verdes, muito menos têm antenas, eles são uma ameaça invisível que, por meio de um plano muito bem arquitetado, vão eliminando os humanos um a um, começando pelos mais fracos, até chegarem nos mais fortes.
Na primeira onda, sinais eletromagnéticos são emitidos, acabando com a eletricidade e as redes móveis. Tudo para de funcionar: luz, celulares, carros e até aviões. Incomunicáveis, as pessoas se sentem perdidas sem as facilidades do dia a dia.
A segunda onda provoca terremotos e, consequentemente tsunamis, em todos os pontos do globo, desolando cidades costeiras. Por meio de pássaros, vem a terceira onda, trazendo consigo a praga mortal responsável pela transmissão de uma doença que mata milhões de pessoas. Já a quarta onda é uma das mais perigosas, pois os Outros se infiltram entre os humanos, apoderando-se dos corpos e os fazendo desconfiar de todos ao redor.
Esperando pela quinta onda que, provavelmente, poria um fim naqueles que restaram, estava Cassie, a filha mais velha do casal Sullivan, e seu irmão mais novo, Sam. Cassie prometeu ao irmão ficar junto dele até o fim, entretanto, as coisas não saem como planejadas e eles se separam, em um mundo inóspito e perigoso, onde o mau espreita em todas as esquinas. Sozinha e machucada, a garota parte em busca de Sam, colocando a sua própria vida em risco.
Paralelamente à busca de Cassie pelo garoto, somos levados junto ao Sam a um campo de concentração onde o exército mantém as crianças sobreviventes para treiná-las com o objetivo de combater os extraterrestres, manipulando os inimigos.
Adaptação de uma distopia eletrizante, escrita por Rick Yancey, A 5ª Onda promete nos fazer ficar grudados na telona. Com um roteiro fantasioso, mas que beira o real, o filme trabalha com elementos de ficção científica, como a invasão alienígena, para contar sobre a nossa vida cotidiana e os problemas que enfrentamos num mundo que está à beira do fim.
No longa, conhecemos Cassie, uma garota normal, de quem poderíamos ser colega no colégio, e que não tem experiência alguma em sobrevivência. Sua coragem é posta à prova na medida em que precisa driblar o medo para salvar o irmão, Sam, o único parente que lhe restou quando a Terra foi praticamente dizimada. Isso faz com que nos aproximemos ainda mais da história, visto que temos empatia com a luta da personagem e nos sentimos parte da trama, pensando no que faríamos se estivéssemos no lugar dela.
Este foi um dos pontos mais altos do enredo, a relação fraternal entre Cassie e Sam, que é linda e abala os nossos corações. Ambos estão enfrentando as mesmas situações, porém, em locais e circunstâncias diversas. Quando se reencontram, apesar de terem passado por experiências similares, se percebem muito diferentes de quando o ataque dos Outros começou.
Uma das coisas de que mais gostei, foi o fato de terem trabalhado com os maiores temores das pessoas quanto à destruição do planeta no qual vivemos. Corte de energia, doenças, terremotos, tsunamis, são todas possibilidades plausíveis e, numa era em que se preza pelo conforto e facilidade e se esquece de valores primordiais, perdendo-se a conexão humana, passamos a questionar, juntamente com a protagonista, como podemos nos adaptar a essa nova realidade, bem como o que faríamos se aquilo que nos é mais precioso nos fosse tirado, além de quais sacrifícios estaríamos dispostos a fazer para ter tudo de volta?
Outro sentimento muito bem explorado na película é a confiança, ou, no caso de Cassie, a falta dela, já que a garota desconfia de todos de quem se aproxima por não saber de antemão quem é bom e quem é mau, lhe acarretando muitas frustrações e decepções ao longo da jornada. Nesse sentido, o filme nos mostra a importância de confiarmos uns nos outros, pois, ao perdermos a fé na humanidade, corremos o risco de sermos aniquilados pela ameaça que nos cerca.
Perfeito para os fãs de ação, A 5ª Onda os fará mergulhar num thriller de sobrevivência cujo maior objetivo será recuperar a família e restaurar a beleza do nosso mundo. Antes de ser um filme sobre ETs, A 5ª Onda também é uma história de amor, estampada em todas as suas facetas.
Ainda não estão convencidos de correr para a locadora mais próxima? Querem mais motivos para assistir ao longa? Então confiram o trailer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário