segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Tem uma modelo “plus size” na propaganda de Christian Louboutin!

Esqueça os tão desejados solados vermelhos, você vai se encantar especificamente por um batom. E não é porque ele vem na embalagem mais incrível do mercado… É simplesmente porque ele está na boca de Clementine Desseaux. A modelo “plus size” é o novo rosto de Christian Louboutin! (A explicação das aspas no “plus size” já vem logo abaixo… Leia tudo!)


Em entrevista ao Daily Mail a modelo compartilhou como se sentiu a respeito da nova empreitada: “Os padrões de beleza estão mudando e as diferenças que costumavam ser fraquezas agora se tornaram pontos fortes”, disse Christine.

Veja o teaser da campanha no perfil oficial da marca:

Modelo “plus size” na propaganda de Christian Louboutin! ♥



Antes que caiam matando dizendo “ah, mas ela nem é gorda”, vou deixar minha opinião, ok? Mas respeito as visões diferentes e gostaria de ouvi-las/lê-las também aqui nos comentários.


Bom, eu acho que passamos muito tempo sendo bombardeadas por cenas de mulheres magérrimas representando o mercado de moda e beleza. Mulheres que passavam muito longe da realidade de muitas outras mulheres. É verdade que Clementine não é a plus size com a maior numeração do mercado – e talvez tenha sido rotulada de plus size APENAS porque não veste 36/38 como as outras modelos. Mas o fato é que ela é uma mulher com um braço gordinho, com uma silhueta curvilínea, coxas grossas e com furinhos e seios fartos. Ela é uma mulher que poderia ser eu, ou você ou uma conhecida que passa por nós na rua.

Ela é uma mulher que está ali, no meio do caminho, se aproximando em alguns aspectos das mulheres gordas e em outros das mulheres magras. Sua imagem é muito mais abrangente – e, portanto, menos excludente – que a de uma modelo 38. Se ela vestir 44 ela está ali, a um passo de ser plus size, bem como a um passo de entrar para a numeração tradicional. De qualquer forma, ela consegue tocar e criar identificação em um número maior de consumidoras.


Do lado aspiracional, me deixa extremamente feliz e realizada ver uma das marcas mais bem conceituadas de sapatos do mundo deixar de lado os padrões tão batidos para apostar em uma beleza mais natural. Uma modelo curvilínea, ainda que não seja plus size, com certeza é um apoio à diversidade corporal e, com isso, um incentivo ao amor próprio de cada uma de suas consumidoras.

Mas não sejamos inocentes, em tempos de crise, uma marca precisa ampliar seus horizontes de atuação mesmo. Do lado realista é um jeito de se reinventar, fazer notícia e levar o produto de carona na fama da campanha inovadora.

De qualquer forma, essa é uma das primeiras vezes que vejo uma mulher maior que o 36/38 fora do contexto plus size e associada a uma marca de luxo. De um jeito ou de outro – seja para chacoalhar o mercado ou apenas para ganhar mais dinheiro – o efeito será sempre positivo para nós. Acostumar o olhar a diferentes tipos de corpos, faz com que o preconceito, a cobrança e a opressão diminuam.

Querendo ou não, uma modelo “plus size” na propaganda de Christian Louboutin silenciosamente diz: ei, mulher, você pode ser linda, fina e vestir uma marca de luxo com o tamanho que tiver! E é OK sim, ser quem você é e usar um puta de um batonzão vermelho ou um baita salto caríssimo se você quiser.

Independentemente da gordura corporal da modelo e do apelo comercial da campanha, uma coisa é fato: nós só temos a ganhar com marcas apoiando a diversidade. Um passo por vez é claro, e ainda faltam muitos passos nessa caminhada, mas eu faço o tipo otimista que prefere celebrar quaisquer vitórias por menores ou maiores que sejam.

E vocês, o que acharam da campanha? ME contem TUUUUDO aqui nos comentários. ♥
Beijos,

Jusley.

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