sábado, 30 de janeiro de 2016

Filme: Um senhor estagiário.


Sinopse:
Jules Ostin (Anne Hathaway) é a criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas que, apesar de ter apenas 18 meses, já tem mais de duas centenas de funcionários. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro). Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo.


Dona da AboutAFit há 18 meses, Jules (Anne Hathaway) é uma mãe, esposa e profissional extremamente dedicada, mas que vê sua vida ficar cada vez mais ocupada e estressante com o passar do tempo e o crescimento de sua empresa. Depois que conhece o viúvo Ben (Robert De Niro), novo estagiário de seu negócio, as coisas mudam em função do carisma, tranquilidade e alegria do homem e como isso é transferido para todos à sua volta.


Uma empresa nova, com um ambiente dinâmico e similar ao de muitas companhias hoje em dia e uma chefe que gosta de andar de bicicleta dentro do escritório. Funcionários divertidos e amigáveis. Um estagiário simpático, bondoso e atencioso, o qual sempre está disposto a ajudar quem precisa, seja por meio de conselhos amorosos ou profissionais. Como o novo ambiente o transforma não ficou claro, apesar de vermos claramente como sua rotina ficou mais movimentada, alegre e comunicativa (até perfil de Facebook ele cria!). Enfim, não se envolver com esse enredo é difícil, é quase que simultânea a nossa conexão com o mesmo, desde a primeira até a última cena.


A narrativa leve de Meyers é outro ponto positivo. Diálogos bem construídos, especialmente aqueles entre Jules e Ben – algo essencial aqui -, um desenvolvimento natural do roteiro e transformações nos personagens que são plausíveis na maior parte do tempo. O aprofundamento dos dois protagonistas é bastante satisfatório, pois conseguimos compreender quem são, seu background e porque agem da maneira que agem. E, obviamente, Hathaway (ela traz ares de Diabo Veste Prada e Meyers faz questão de destacar isso) e De Niro. O filme funciona primordialmente por causa de suas atuações e química contagiante; a conexão construída entre eles é doce e convincente.


Os coadjuvantes acabam nos conquistando aos poucos também, principalmente a massagista Fiona (Rene Russo), a filha de Jules (JoJo Kushner) e o trio Jason (Adam DeVine), Davis (Zack Pearlman) e Lewis (Jason Orley). Papéis pequenos mas que preenchem e fazem sentido na história contada. Uma das cenas finais entre Ben e Fiona é uma das mais lindas do longa, assim como as constantes interações da filha de Jules com ele a sua família. Como não se apaixonar por essas pessoas?


Não, Um Senhor Estagiário não é um conto de fadas. Trata-se de um filme leve, sim, e os personagens podem ser bonzinhos demais, mas não é nada mais do que um universo recheado de indivíduos como aqueles que nos cercam diariamente. É uma produção realística e cotidiana, que reflete nossa sociedade e discute temas como machismo, família, amor, envelhecimento e amizade. Meyers faz aqui o que sempre fez de melhor e que está presente em outras obras de sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário